Experiências

Publicado em 01/04/2015 | por Argeu Pedroso

Olá a todos!!!

Vou estar me comunicando com vocês através desse blog. Estarei falando sobre esportes, treinos, tendências esportivas, dicas de saúde e algo mais que se refira a essa cena fitness.

Nesse primeiro contato resolvi dar um apanhado geral sobre esses 30 anos de treinamentos, academias e clubes, e sobre quais conclusões cheguei, pelo menos até agora.

Segundo a “OMS” Organização Mundial de Saúde...Saúde é um completo bem-estar físico, mental, social e espiritual e não somente a ausência de doenças.

E segundo Caspersen, 1985...Atividade Física é definida como, qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resultem em gasto energético maior que os níveis de repouso. Mediante isso desenvolvi uma linha de pensamento que tento passar para meus alunos, são 5 tópicos:

1 TREINO ou Treinamento deveria começar por escolhermos alguma atividade a qual nos identificamos, levando em conta nossas características e vivencias físicas ate o momento. No caso de crianças, sou adepto a quanto maiores forem essas vivencias que os pais propiciem aos filhos, o individuo cresce e tem uma maior facilidade em se adaptar a qualquer modalidade. Não deveríamos escolher atividade física nenhuma por modismo, principalmente sem atentarmos a algo muito serio que seria nossas atuais condições. Nenhuma atividade física, principalmente apos os 35 anos deveria ser iniciada sem passarmos por uma avaliação “medica” criteriosa. O ideal é sempre que formos iniciar qualquer atividade física. Procurarmos a ajuda de um médico e apos um profissional “educador físico”. 

2 EXCESSOS Devemos ter muitos cuidados com os excessos. Todos são prejudiciais inclusive o de treinamento. Mas existem alguns que geram um dano maior e são muitas vezes progressivos e letais, tipo: Cigarro e bebidas alcoólicas, que podem se tornar porta de entrada pra desenvolvermos problemas mais sérios e de profunda dependência.

3 SILENCIO Teríamos que pelo menos num determinado momento do dia ficarmos em profundo silencio, mesmo que seja poucos minutos. Como dizia Gandhi...”Mergulhe em você mesmo, a pratica do silencio nos leva a possibilidade de um encontro profundo e revitalizador. Com o silencio encontramos paz e o amor.” Pare! Recomece! Reprograme-se! , o silencio pode ser o ponto chave. Pratique-o diariamente...Ouça-se!

4 RELIGIÃO ou Religiosidade...Devemos crer que existe algo maior que nos. Independente de qual religião ou orientação espiritual escolhermos. E respeitarmos todos os credos, pois se todos levam ao amor são validos. Tenho uma citação que me norteia...Deus existe, acredite, não se detenha em querer decifra-lo, existem coisas mais importantes que nos tocam mais diretamente, a começar por nos mesmos. Estudemos nossas próprias imperfeições, a fim de desembaraçar delas, isso nos seria mais útil...Kardec

5 AMOR Isso é a verdadeira forca transformadora pra qualquer situação. Seja ela física ou psíquica, mas é infalível. A mudança e escolha esta sempre em nos mesmo. Tudo esta sempre certo e se um problema chega, independente do quão grave seja, a possibilidade de modificação esta em nos, ate a própria cura. Nada é definitivo, temos o poder nos concedido do livre arbítrio. Paulo de Tarso falava, sem amor de nada nos vale o que fazemos. Coloquemos mais amor nas nossas ações e tudo a nosso redor fica melhor.

A conversa ficou Metafisica, mas é por ai o caminho, são tentativas de descrevermos os fundamentos, condições e causas ou princípios básicos dos nossos problemas, bem como o sentido e finalidade da realidade como um todo...inclusive as físicas.             

por Argeu Pedroso